sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Controle Social e Cidadania

 Transcrevo abaixo comentário  a que procedi após a leitura do trabalho escrito pela profa. dra. Ligia Pavan Baptista, dra. em Ética e Filosofia Políticia pela USP.   
 Lendo seu trabalho, conforme título "Controle Social e Cidadania", no Site Slideshare, escrevi o seguinte comentário :  "Tendo em vista os modernos conceitos de Democracia, de natureza Política, Econômica, Social, embasada sobre os considerados Direitos Humanos e sobre a Lógica de Justiça Natural, Consuetudinária e Escrita e sobre o voto universal de representados aos seus Representantes, torna-se urgente que todos estes imperativos estejam determinados por uma Organização Social abrangente embasada nos Poderes Legislativo e Judiciário, deixando-se o Poder Executivo subordinado a ambos. "
     Isto por que as Democracias Modernas arcam com os vícios das ditaduras de Poderes Executivos, sejam Presidenciais, sejam Parlamentares; com os vícios de Leis com fontes do Legislativo, do Judiciário e do Executivo, via Leis, via Códigos, via Estatutos, via Normas Administrativas e Operacionais diversas com força de Leis, gerando a desordem social; gerando benefícios a minorias; gerando castas burocrático---administrativas, e permitindo que as Administrações Públicas se encham de "reizinhos" que somente zelam pelos seus interesses e de seus mais chegados e com as mais disparatadas idéias de como fazer e desfazer o bem social; arcam com os vícios de serem fontes de criação de conflitos e de injustiças clamorosas como o são os exemplos nefastos de nossa Democracia Brasileira e de tantas outras, menos piores e, até, piores do que a nossa.
     Por estas razões, creio que devamos buscar a constituição de ONGs que sejam dirigidas aos debates de uma Organização Social abrangente que possa esclarecer como melhor exercitar-se o Controle Social e a Cidadania.    Parabenizando-a  pelo seu trabalho, tenho o prazer de declarar-lhe minha admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário