terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dica sobre Guru Google

Vou dar uma dica para vocês consultarem o Guru Google que eu acho útil e imagino  que nem todos sabem dela.    Todo mundo é ensinado pelos maus professores a utilizar os tais "TAGS"  mal ditas "palavras-chave" para consultar o Guru Google.   Conclusão : vem mil coisas que não tem nada a ver com o assunto que a gente quer, só porque aparece um miserável TAG no meio de um milhão de palavras de um texto.   O bom professor - eu me considero um bom professor - por quê ?  
 Porque eu testo primeiro comigo - eu sou a minha cobaia e sou, também, a minha diversão -    conforme Al Qã Shofr, o aforista árabe - que também sou eu - dizia : "Não te desejo honrarias, nem glórias, nem riquezas, te desejo apenas que possas dizer de ti mesmo : eu sou a minha diversão."
As buscas para serem mais produtivas e eficientes devem ser procedidas através de uma frase.    Vou dar exemplos :
ex. 1 : quero saber em que Museu do Brasil está a cama onde morreu Tiradentes;  se eu monto a frase " museu brasileiro que exibe a cama onde morreu Tiradentes" , vou deixar o Guru Google louco buscando resultados, pois Tiradentes morreu enforcado e não na cama.   O que significa que minha frase não pode ser uma frase qualquer ou uma frase idiota, ela tem que ser uma frase que tenha sentido para o tema que me interessa.
ex. 2 : quero saber sobre colisão de nebulosas;  vou montar a frase :  " colisão de nebulosas " ;  o Guru Google logo vem com uma porção de coisas que têm  que ver com o tema , inclusive colisão de outros corpos celestes entre si.   Podem testar, criando frases conexas com o tema sobre o qual queiram ler algo.
ex. 3 : quero saber sobre diferenças comparativas entre células animais e células vegetais;   monto a frase " quais as diferenças principais entre células animais e células vegetais ?"  ; ele vem com  dois milhões e cem mil resultados versando sobre o tema;  os primeiros resultados (pg. 1 e próximas seguintes) versando diretamente sobre o tema e, para as seguintes, numa sequência progressivamente diminutiva  de aproximação com o tema.   Podem testar , sempre criando frases conexas com o tema em busca.   
Esta lembrança de dar uma dica útil para vocês - que acredito, nem todos sabem - de formulação de frases ao invés do uso de mal ditas "palavras-chave"  é muito importante para quem pesquisa temas para redações, para trabalhos escolares, para teses ou para escrever, como é o meu caso, seja para diletantismo, para blogs, para ensaios, para livros, ou até  para falar mal do Lula, esta última para os "possessos anti-Lula" que não dizem meia-dúzia de palavras sem maldizer o pobre coitado.  
Aproveitando a oportunidade, para quem quiser angariar conhecimentos novos, é saber como foi que aconteceu o desenvolvimento histórico de uma determinada ideia, ou crença, ou movimento, ( feminista, hippie, político), ou revolução, descobertas, e assim por diante.    A formulação da  frase :  "desenvolvimento histórico do colonialismo inglês" fará com que o Guru Google dê aulas incríveis sobre o assunto através de inumeráveis textos sobre o tema.   Pelo menos ficamos sabendo como os ingleses infernizaram a vida de indianos, chineses, africanos, asiáticos, de seus súditos emigrados para a América do Norte e outros povos semi-escravizados pelo seu colonialismo.    Podem fazer os testes que quiserem e verificar os resultados. 
Espero que a dica tenha sido boa. abs. a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário